quinta-feira, 21 de junho de 2012

Jesus, Salvador ou Produto?

Quem de nós não conhece a passagem bíblica em que Jesus, vendo mercadores dentro do Templo os expulsou a chicotadas, dizendo que ali era a casa de Seu Pai? É um texto muito conhecido e usado em pregações. Mas refletindo sobre isso, me pus a pensar se isso também não está acontecendo em nossas igrejas atuais.

Lembro-me que quando criança, tudo era pecado, tudo era proibido. E falar o nome de Jesus na Escola Dominical causava silêncio, respeito e até temor por parte dos alunos. Hoje tudo mudou. O mundo evoluiu, e a igreja “entrou na onda”. Agora nada é pecado. E Jesus? Parece que muitos perderam o respeito. Jesus virou um rótulo bonito para fazermos propaganda de nossa igreja. Também me lembro que crente era visto como alguém que não tinha motivos para chorar. Hoje quem está dentro da igreja vive choramingando. Lembro-me também de que íamos a igreja ouvir a voz de Deus falando conosco, por mais dura que fosse a mensagem.

Hoje, muitos vão a igreja esperando ver uma espécie de circo. Querem ver anjos voando, pastores gritando mais do que a garganta pode suportar e outras bizarrices. Só assim o culto é proveitoso. Mas quando chega a segunda-feira, esquecemos de tudo o que foi pregado. Houve mais movimento do que conteúdo. Jesus foi usado apenas como a colher que mexe o caldeirão.

Alguém pode estar lendo esse texto indignado, dizendo que estou sendo hipócrita e que a igreja é um lugar de se louvar a Deus. Sim, a igreja é um lugar santo, onde devemos nos reunir para louvar a Deus. Mas atualmente, tem gente que vai para a igreja mais para mostrar seus talentos do que para louvar.

Em cada esquina achamos uma igreja, isso é bom. Mas acabou virando um comércio. A igreja que tiver o produto mais bonito será aquela onde uma grande quantidade de pessoas se congregará. E se depois de um tempo, ficarem entediadas, é só trocar de igreja, opção é o que não falta.

Depois de tudo isso, ainda evangelizamos e exigimos respeito das pessoas que não são crentes. Como se estivéssemos sendo diferentes e mostrando como o nosso Deus pode mudar nossas vidas.

Céfora Carvalho

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails